CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS
Na classe dos anfíbios, existe um sapo que mede cerca de 1 cm de comprimento quando adulto. Esse anfíbio é o sapo-pulga, um dos menores sapos do Brasil. Pode ser encontrado nas matas do estado do Rio de Janeiro.
Os menores animais do mundo. Disponível em: https://www.fatosdesconhecidos.com.br/quais-sao-os-menores-animais-do-mundo/. Acesso em: 15 mar. 2019.
A classe dos anfíbios pode ser dividida em três grupos:
Com relação a esses grupos, numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1, 2 e 3
1, 3 e 2
2, 1 e 3
3, 2 e 1
3, 1 e 2
Quanto à alimentação dos peixes, alguns são carnívoros e outros são herbívoros. Eles possuem tubo digestório completo com pâncreas e fígado. Nos peixes ósseos esse tubo termina no ânus. Já nos peixes cartilaginosos, o tubo digestório termina em uma única abertura, que funciona como órgão excretor e reprodutor. Essa abertura é chamada de cloaca.
Sobre a reprodução dos peixes numere a segunda coluna de acordo coma primeira.
Assinale a alternativa com a sequencia correta.
2, 3 e 1
1, 3 e 2
3, 1 e 2
1, 2 e 3
3, 2 e 1
O sangue é uma mistura de várias células suspensas num líquido chamado plasma.
O plasma representa sensivelmente 55% da composição do sangue e tem cor amarelada. Cerca de 91% da sua composição é água, os restantes 9% são proteínas (7%), gases e nutrientes (2%).
As células sanguíneas, também designadas de elementos figurados, são produzidas na medula óssea e representam cerca de 45% da composição do sangue. Existem 3 tipos principais de células sanguíneas:
As plaquetas
Os glóbulos brancos (também designados leucócitos)
Os glóbulos vermelhos (também podem ser designados eritrócitos ou hemácias)
Unidos pela Hemofilia. O que é o sangue. Disponível em: https://www.unidospelahemofilia.pt/o-sangue/o-que-e-o-sangue/. Acesso em: 29 mar. 2019.
Com base no texto acima, numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
Com relação a numeração acima, assinale a alternativa correta.
1, 2 e 3
3, 1 e 2
3, 2 e 1
2, 1 e 3
2, 3 e 1
A estrutura do corpo humano é formada por células. As células são as menores estruturas do corpo. Além das células, o corpo humano é formado por tecidos, órgãos e sistemas.
Sobre as células é correto afirmar que:
Assinale a alternativa correta.
Elas são consideradas como tecidos estruturais do nosso corpo.
Elas são consideradas sistemas minúsculos do nosso corpo.
Elas são consideradas o primeiro nível de organização do nosso corpo.
Elas são consideradas como órgão reprodutor do nosso corpo.
Elas são consideradas estruturas minúsculas da organização do nosso corpo.
Com uma população mundial de mais de 7 bilhões de pessoas e recursos naturais limitados, nós, como indivíduos e sociedades, precisamos aprender a viver juntos de forma sustentável. Precisamos agir de forma responsável com base no entendimento de que o que fazemos hoje pode ter implicações futuras para a vida das pessoas e para o planeta. [...] Isso requer mudanças profundas no modo que a educação é frequentemente praticada hoje. Esse esforço educacional irá incentivar mudanças de comportamento que virão a gerar um futuro mais sustentável em termos da integridade ambiental, da viabilidade econômica e de uma sociedade justa para as gerações presentes e futuras. Isso representa uma nova visão da educação capaz de ajudar pessoas de todas as idades a entender melhor o mundo em que vivem, tratando da complexidade e do interrelacionamento de problemas tais como pobreza, consumo predatório, degradação ambiental, deterioração urbana, saúde, conflitos e violação dos direitos humanos, que hoje ameaçam nosso futuro (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA, 2017).
Acerca das mudanças na educação, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) destaca que o ensino Ciências é importante porque:
I- a população pode desfrutar dos conhecimentos científicos e tecnológicos, e também, despertar vocações para sua aplicação.
II- é fundamental para a plena realização do ser humano e a sua integração social.
III- a formação científica e tecnológica agravará as desigualdades do país e significará seu atraso no mundo globalizado.
IV- o investimento em uma população cientificamente preparada significa cultivar para receber de volta cidadania e produtividade.
V- a falta de incentivo à formação científica e tecnológica agravará as desigualdades do país e significará seu atraso no mundo globalizado.
Estão corretas as alternativas:
I, III e V, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, IV e V apenas.
II, IV e V apenas.
II, III e IV, apenas.
Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=Albert+Einstein&rlz=1C1GCEU_pt-BRBR822BR822&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi71dPG_sXgAhUuD7kGHd7sBBMQ_AUIDigB&biw=1280&bih=913#imgrc=LX7FhvsIWdBLIM. Acesso em: 18 fev. 2019
Albert Einstein (1879-1955) foi um físico e matemático alemão. Entrou para o rol dos maiores gênios da humanidade ao desenvolver a Teoria da Relatividade. Estabeleceu a relação entre massa e energia e formulou a equação que se tornou a mais famosa do mundo: E = mc². Recebeu o Prêmio Nobel de Física, por suas descobertas sobre a lei dos efeitos fotoelétricos (E BIOGRAFIA, 2018. Disponível em: https://www.ebiografia.com/albert_einstein/).
Albert Einstein era um Cientista?
Para entender o trabalho do cientista, temos que primeiro definir Ciência. Existem várias definições acerca deste conceito, sendo assim, podemos dizer que Ciência é:
I- um conjunto de conhecimentos que descrevem a natureza e seus fenômenos.
II- a atividade humana traduzida em saberes, teorias e leis.
III- é a fazer a interação entre os acontecimentos e a forma de interpretar, explicar esse acontecimento.
IV- é o processo racional usado pelo homem para se relacionar com a natureza e tirar dela o que lhe é útil.
Com base nas assertivas acima, está(ão) correta(s):
III e IV, apenas.
I, II e IV apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Coleta Seletiva
O que é coleta seletiva?
Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes à coleta seletiva fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios.
Por que separar os resíduos sólidos urbanos?
Cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. Na medida em que vários tipos de resíduos sólidos são misturados, sua reciclagem se torna mais cara ou mesmo inviável, pela dificuldade de separá-los de acordo com sua constituição ou composição. O processo industrial de reciclagem de uma lata de alumínio, por exemplo, é diferente da reciclagem de uma caixa de papelão.
Por este motivo, a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabeleceu que a coleta seletiva nos municípios brasileiros deve permitir, no mínimo, a segregação entre resíduos recicláveis secos e rejeitos. Os resíduos recicláveis secos são compostos, principalmente, por metais (como aço e alumínio), papel, papelão, tetrapak, diferentes tipos de plásticos e vidro. Já os rejeitos, que são os resíduos não recicláveis, são compostos principalmente por resíduos de banheiros (fraldas, absorventes, cotonetes...) e outros resíduos de limpeza.
Há, no entanto, uma outra parte importante dos resíduos que são os resíduos orgânicos, que consistem em restos de alimentos e resíduos de jardim (folhas secas, podas...). É importante que os resíduos orgânicos não sejam misturados com outros tipos de resíduos, para que não prejudiquem a reciclagem dos resíduos secos e para que os resíduos orgânicos possam ser reciclados e transformados em adubo de forma segura em processos simples como a compostagem. Por este motivo, alguns estabelecimentos e municípios tem adotado a separação dos resíduos em três frações: recicláveis secos, resíduos orgânicos e rejeitos.
Quando esta coleta mínima existe, os resíduos recicláveis secos coletados são geralmente transportados para centrais ou galpões de triagem de resíduos, onde os resíduos são separados de acordo com sua composição e posteriormente vendidos para a indústria de reciclagem. Os resíduos orgânicos são tratados para geração de adubo orgânico e os rejeitos são enviados para aterros sanitários (Ministério do Meio Ambiente. Coleta Seletiva. Disponível em: http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos/catadores-de-materiais-reciclaveis/reciclagem-e-reaproveitamento.html. Acesso em: 22 mar. 2019).
Considernado que a coleta seletiva é a separação de resíduos, temos que:
( ) A coleta seletiva tem como objetivo encaminhar os materiais selecionados às usinas de reciclagem.
( ) A coleta seletiva consiste na seleção do lixo em sacos separados para cada tipo de material.
( ) Após a coleta seletiva o lixo recolhido é colocado veículos especiais.
( ) Os materiais, após serem coletados são separados e avaliados e em seguida encaminhados para as usinas de reciclagem.
( ) Os materiais dos produtos recicláveis passam por transformações para poderem ser aproveitados na fabricação de novos produtos
Classifique as alternativas acima como verdadeiras ou falsas em seguida assinale a alternativa com a sequência correta.
F, V, F, V e V.
F, V, V, V e V.
V, V, V, V e V.
V, F, V, V e V.
V, V, F, V, e V.
Todos os alimentos que comemos são muito importantes para o nosso organismo, porque eles possuem nutrientes que desempenham uma ou mais funções no organismo. Uma dessas funções é fornecer a energia de que necessitamos para o bom funcionamento do nosso corpo e para realizarmos as atividades do dia a dia, como trabalhar, andar, estudar etc. Os principais nutrientes que encontramos nos alimentos são: Carboidratos, proteínas, gorduras (lipídios), vitaminas e sais minerais.
Sobre os nutrientes relacione a primeira coluna de acordo com a segunda.
Assinale a alternativa com a sequência correta.
4, 5, 2 ,3, 1
2, 4 ,5 ,1, 3
2, 3, 5, 4 ,1
4, 1, 2, 5, 3
3, 2, 1, 4, 5
As principais partes das plantas são: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente.
As folhas são responsáveis pela fotossíntese, respiração e transpiração, funções primordiais de um ser vivo do reino vegetal. Geralmente são constituídas de lâminas e pecíolo (cabinho que a une ao caule), e apresentam-se de várias formas; lineares, oblíquas, lanceoladas, etc. Uma folha pode ainda ser simples (só uma lâmina) ou composta. A distribuição no caule é normalmente, alternada, composta ou verticulada. Em alguns casos suprindo a planta, até que ela consiga produzir seu próprio alimento, ou servindo como proteção (assume a forma de espinhos), a folha para bem cumprir sua função deve estar viçosa, limpa e bem nutrida. (PORTAL DA EDUCAÇÃO. Partes da Planta. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/partes-da-planta/6335. Acesso em: 08 mar. 2019).
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - A folha é talvez o principal órgão da planta. Ela é responsável pela produção de matéria orgânica (principalmente carboidratos) através do processo de fotossíntese.
Porque
II - Nas folhas ocorrem trocas gasosas necessárias para a respiração e para a fotossíntese, que é o processo realizado pelos seres vivos clorofilados, que utilizam dióxido de carbono e água, para obter glicose através da energia da luz.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
As estações do ano são determinadas devido à posição da Terra em relação ao Sol. A Terra, além de girar em torno de si mesma, gira em torno do Sol. Quando a Terra gira em torno do Sol, ela faz inclinações e, com isso, em um período do ano ela recebe luz solar com mais intensidade e em outros com menos intensidade. O movimento que determina as estações do ano compreende de:
1, 2 e 3
1, 3 e 2
2, 1 e 3
3, 2 e 1
3, 1 e 2
Quanto à alimentação dos peixes, alguns são carnívoros e outros são herbívoros. Eles possuem tubo digestório completo com pâncreas e fígado. Nos peixes ósseos esse tubo termina no ânus. Já nos peixes cartilaginosos, o tubo digestório termina em uma única abertura, que funciona como órgão excretor e reprodutor. Essa abertura é chamada de cloaca.
Sobre a reprodução dos peixes numere a segunda coluna de acordo coma primeira.
Assinale a alternativa com a sequencia correta.
2, 3 e 1
1, 3 e 2
3, 1 e 2
1, 2 e 3
3, 2 e 1
O sangue é uma mistura de várias células suspensas num líquido chamado plasma.
O plasma representa sensivelmente 55% da composição do sangue e tem cor amarelada. Cerca de 91% da sua composição é água, os restantes 9% são proteínas (7%), gases e nutrientes (2%).
As células sanguíneas, também designadas de elementos figurados, são produzidas na medula óssea e representam cerca de 45% da composição do sangue. Existem 3 tipos principais de células sanguíneas:
As plaquetas
Os glóbulos brancos (também designados leucócitos)
Os glóbulos vermelhos (também podem ser designados eritrócitos ou hemácias)
Unidos pela Hemofilia. O que é o sangue. Disponível em: https://www.unidospelahemofilia.pt/o-sangue/o-que-e-o-sangue/. Acesso em: 29 mar. 2019.
Com base no texto acima, numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
Com relação a numeração acima, assinale a alternativa correta.
1, 2 e 3
3, 1 e 2
3, 2 e 1
2, 1 e 3
2, 3 e 1
A estrutura do corpo humano é formada por células. As células são as menores estruturas do corpo. Além das células, o corpo humano é formado por tecidos, órgãos e sistemas.
Sobre as células é correto afirmar que:
Assinale a alternativa correta.
Elas são consideradas como tecidos estruturais do nosso corpo.
Elas são consideradas sistemas minúsculos do nosso corpo.
Elas são consideradas o primeiro nível de organização do nosso corpo.
Elas são consideradas como órgão reprodutor do nosso corpo.
Elas são consideradas estruturas minúsculas da organização do nosso corpo.
Com uma população mundial de mais de 7 bilhões de pessoas e recursos naturais limitados, nós, como indivíduos e sociedades, precisamos aprender a viver juntos de forma sustentável. Precisamos agir de forma responsável com base no entendimento de que o que fazemos hoje pode ter implicações futuras para a vida das pessoas e para o planeta. [...] Isso requer mudanças profundas no modo que a educação é frequentemente praticada hoje. Esse esforço educacional irá incentivar mudanças de comportamento que virão a gerar um futuro mais sustentável em termos da integridade ambiental, da viabilidade econômica e de uma sociedade justa para as gerações presentes e futuras. Isso representa uma nova visão da educação capaz de ajudar pessoas de todas as idades a entender melhor o mundo em que vivem, tratando da complexidade e do interrelacionamento de problemas tais como pobreza, consumo predatório, degradação ambiental, deterioração urbana, saúde, conflitos e violação dos direitos humanos, que hoje ameaçam nosso futuro (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA, 2017).
Acerca das mudanças na educação, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) destaca que o ensino Ciências é importante porque:
I- a população pode desfrutar dos conhecimentos científicos e tecnológicos, e também, despertar vocações para sua aplicação.
II- é fundamental para a plena realização do ser humano e a sua integração social.
III- a formação científica e tecnológica agravará as desigualdades do país e significará seu atraso no mundo globalizado.
IV- o investimento em uma população cientificamente preparada significa cultivar para receber de volta cidadania e produtividade.
V- a falta de incentivo à formação científica e tecnológica agravará as desigualdades do país e significará seu atraso no mundo globalizado.
Estão corretas as alternativas:
I, III e V, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, IV e V apenas.
II, IV e V apenas.
II, III e IV, apenas.
Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=Albert+Einstein&rlz=1C1GCEU_pt-BRBR822BR822&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi71dPG_sXgAhUuD7kGHd7sBBMQ_AUIDigB&biw=1280&bih=913#imgrc=LX7FhvsIWdBLIM. Acesso em: 18 fev. 2019
Albert Einstein (1879-1955) foi um físico e matemático alemão. Entrou para o rol dos maiores gênios da humanidade ao desenvolver a Teoria da Relatividade. Estabeleceu a relação entre massa e energia e formulou a equação que se tornou a mais famosa do mundo: E = mc². Recebeu o Prêmio Nobel de Física, por suas descobertas sobre a lei dos efeitos fotoelétricos (E BIOGRAFIA, 2018. Disponível em: https://www.ebiografia.com/albert_einstein/).
Albert Einstein era um Cientista?
Para entender o trabalho do cientista, temos que primeiro definir Ciência. Existem várias definições acerca deste conceito, sendo assim, podemos dizer que Ciência é:
I- um conjunto de conhecimentos que descrevem a natureza e seus fenômenos.
II- a atividade humana traduzida em saberes, teorias e leis.
III- é a fazer a interação entre os acontecimentos e a forma de interpretar, explicar esse acontecimento.
IV- é o processo racional usado pelo homem para se relacionar com a natureza e tirar dela o que lhe é útil.
Com base nas assertivas acima, está(ão) correta(s):
III e IV, apenas.
I, II e IV apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Coleta Seletiva
O que é coleta seletiva?
Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes à coleta seletiva fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios.
Por que separar os resíduos sólidos urbanos?
Cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. Na medida em que vários tipos de resíduos sólidos são misturados, sua reciclagem se torna mais cara ou mesmo inviável, pela dificuldade de separá-los de acordo com sua constituição ou composição. O processo industrial de reciclagem de uma lata de alumínio, por exemplo, é diferente da reciclagem de uma caixa de papelão.
Por este motivo, a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabeleceu que a coleta seletiva nos municípios brasileiros deve permitir, no mínimo, a segregação entre resíduos recicláveis secos e rejeitos. Os resíduos recicláveis secos são compostos, principalmente, por metais (como aço e alumínio), papel, papelão, tetrapak, diferentes tipos de plásticos e vidro. Já os rejeitos, que são os resíduos não recicláveis, são compostos principalmente por resíduos de banheiros (fraldas, absorventes, cotonetes...) e outros resíduos de limpeza.
Há, no entanto, uma outra parte importante dos resíduos que são os resíduos orgânicos, que consistem em restos de alimentos e resíduos de jardim (folhas secas, podas...). É importante que os resíduos orgânicos não sejam misturados com outros tipos de resíduos, para que não prejudiquem a reciclagem dos resíduos secos e para que os resíduos orgânicos possam ser reciclados e transformados em adubo de forma segura em processos simples como a compostagem. Por este motivo, alguns estabelecimentos e municípios tem adotado a separação dos resíduos em três frações: recicláveis secos, resíduos orgânicos e rejeitos.
Quando esta coleta mínima existe, os resíduos recicláveis secos coletados são geralmente transportados para centrais ou galpões de triagem de resíduos, onde os resíduos são separados de acordo com sua composição e posteriormente vendidos para a indústria de reciclagem. Os resíduos orgânicos são tratados para geração de adubo orgânico e os rejeitos são enviados para aterros sanitários (Ministério do Meio Ambiente. Coleta Seletiva. Disponível em: http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos/catadores-de-materiais-reciclaveis/reciclagem-e-reaproveitamento.html. Acesso em: 22 mar. 2019).
Considernado que a coleta seletiva é a separação de resíduos, temos que:
( ) A coleta seletiva tem como objetivo encaminhar os materiais selecionados às usinas de reciclagem.
( ) A coleta seletiva consiste na seleção do lixo em sacos separados para cada tipo de material.
( ) Após a coleta seletiva o lixo recolhido é colocado veículos especiais.
( ) Os materiais, após serem coletados são separados e avaliados e em seguida encaminhados para as usinas de reciclagem.
( ) Os materiais dos produtos recicláveis passam por transformações para poderem ser aproveitados na fabricação de novos produtos
Classifique as alternativas acima como verdadeiras ou falsas em seguida assinale a alternativa com a sequência correta.
F, V, F, V e V.
F, V, V, V e V.
V, V, V, V e V.
V, F, V, V e V.
V, V, F, V, e V.
Todos os alimentos que comemos são muito importantes para o nosso organismo, porque eles possuem nutrientes que desempenham uma ou mais funções no organismo. Uma dessas funções é fornecer a energia de que necessitamos para o bom funcionamento do nosso corpo e para realizarmos as atividades do dia a dia, como trabalhar, andar, estudar etc. Os principais nutrientes que encontramos nos alimentos são: Carboidratos, proteínas, gorduras (lipídios), vitaminas e sais minerais.
Sobre os nutrientes relacione a primeira coluna de acordo com a segunda.
Assinale a alternativa com a sequência correta.
4, 5, 2 ,3, 1
2, 4 ,5 ,1, 3
2, 3, 5, 4 ,1
4, 1, 2, 5, 3
3, 2, 1, 4, 5
As principais partes das plantas são: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente.
As folhas são responsáveis pela fotossíntese, respiração e transpiração, funções primordiais de um ser vivo do reino vegetal. Geralmente são constituídas de lâminas e pecíolo (cabinho que a une ao caule), e apresentam-se de várias formas; lineares, oblíquas, lanceoladas, etc. Uma folha pode ainda ser simples (só uma lâmina) ou composta. A distribuição no caule é normalmente, alternada, composta ou verticulada. Em alguns casos suprindo a planta, até que ela consiga produzir seu próprio alimento, ou servindo como proteção (assume a forma de espinhos), a folha para bem cumprir sua função deve estar viçosa, limpa e bem nutrida. (PORTAL DA EDUCAÇÃO. Partes da Planta. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/partes-da-planta/6335. Acesso em: 08 mar. 2019).
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - A folha é talvez o principal órgão da planta. Ela é responsável pela produção de matéria orgânica (principalmente carboidratos) através do processo de fotossíntese.
Porque
II - Nas folhas ocorrem trocas gasosas necessárias para a respiração e para a fotossíntese, que é o processo realizado pelos seres vivos clorofilados, que utilizam dióxido de carbono e água, para obter glicose através da energia da luz.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
As estações do ano são determinadas devido à posição da Terra em relação ao Sol. A Terra, além de girar em torno de si mesma, gira em torno do Sol. Quando a Terra gira em torno do Sol, ela faz inclinações e, com isso, em um período do ano ela recebe luz solar com mais intensidade e em outros com menos intensidade. O movimento que determina as estações do ano compreende de:
2, 3 e 1
1, 3 e 2
3, 1 e 2
1, 2 e 3
3, 2 e 1
O sangue é uma mistura de várias células suspensas num líquido chamado plasma.
O plasma representa sensivelmente 55% da composição do sangue e tem cor amarelada. Cerca de 91% da sua composição é água, os restantes 9% são proteínas (7%), gases e nutrientes (2%).
As células sanguíneas, também designadas de elementos figurados, são produzidas na medula óssea e representam cerca de 45% da composição do sangue. Existem 3 tipos principais de células sanguíneas:
As plaquetas
Os glóbulos brancos (também designados leucócitos)
Os glóbulos vermelhos (também podem ser designados eritrócitos ou hemácias)
Unidos pela Hemofilia. O que é o sangue. Disponível em: https://www.unidospelahemofilia.pt/o-sangue/o-que-e-o-sangue/. Acesso em: 29 mar. 2019.
Com base no texto acima, numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
Com relação a numeração acima, assinale a alternativa correta.
1, 2 e 3
3, 1 e 2
3, 2 e 1
2, 1 e 3
2, 3 e 1
A estrutura do corpo humano é formada por células. As células são as menores estruturas do corpo. Além das células, o corpo humano é formado por tecidos, órgãos e sistemas.
Sobre as células é correto afirmar que:
Assinale a alternativa correta.
Elas são consideradas como tecidos estruturais do nosso corpo.
Elas são consideradas sistemas minúsculos do nosso corpo.
Elas são consideradas o primeiro nível de organização do nosso corpo.
Elas são consideradas como órgão reprodutor do nosso corpo.
Elas são consideradas estruturas minúsculas da organização do nosso corpo.
Com uma população mundial de mais de 7 bilhões de pessoas e recursos naturais limitados, nós, como indivíduos e sociedades, precisamos aprender a viver juntos de forma sustentável. Precisamos agir de forma responsável com base no entendimento de que o que fazemos hoje pode ter implicações futuras para a vida das pessoas e para o planeta. [...] Isso requer mudanças profundas no modo que a educação é frequentemente praticada hoje. Esse esforço educacional irá incentivar mudanças de comportamento que virão a gerar um futuro mais sustentável em termos da integridade ambiental, da viabilidade econômica e de uma sociedade justa para as gerações presentes e futuras. Isso representa uma nova visão da educação capaz de ajudar pessoas de todas as idades a entender melhor o mundo em que vivem, tratando da complexidade e do interrelacionamento de problemas tais como pobreza, consumo predatório, degradação ambiental, deterioração urbana, saúde, conflitos e violação dos direitos humanos, que hoje ameaçam nosso futuro (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA, 2017).
Acerca das mudanças na educação, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) destaca que o ensino Ciências é importante porque:
I- a população pode desfrutar dos conhecimentos científicos e tecnológicos, e também, despertar vocações para sua aplicação.
II- é fundamental para a plena realização do ser humano e a sua integração social.
III- a formação científica e tecnológica agravará as desigualdades do país e significará seu atraso no mundo globalizado.
IV- o investimento em uma população cientificamente preparada significa cultivar para receber de volta cidadania e produtividade.
V- a falta de incentivo à formação científica e tecnológica agravará as desigualdades do país e significará seu atraso no mundo globalizado.
Estão corretas as alternativas:
I, III e V, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, IV e V apenas.
II, IV e V apenas.
II, III e IV, apenas.
Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=Albert+Einstein&rlz=1C1GCEU_pt-BRBR822BR822&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi71dPG_sXgAhUuD7kGHd7sBBMQ_AUIDigB&biw=1280&bih=913#imgrc=LX7FhvsIWdBLIM. Acesso em: 18 fev. 2019
Albert Einstein (1879-1955) foi um físico e matemático alemão. Entrou para o rol dos maiores gênios da humanidade ao desenvolver a Teoria da Relatividade. Estabeleceu a relação entre massa e energia e formulou a equação que se tornou a mais famosa do mundo: E = mc². Recebeu o Prêmio Nobel de Física, por suas descobertas sobre a lei dos efeitos fotoelétricos (E BIOGRAFIA, 2018. Disponível em: https://www.ebiografia.com/albert_einstein/).
Albert Einstein era um Cientista?
Para entender o trabalho do cientista, temos que primeiro definir Ciência. Existem várias definições acerca deste conceito, sendo assim, podemos dizer que Ciência é:
I- um conjunto de conhecimentos que descrevem a natureza e seus fenômenos.
II- a atividade humana traduzida em saberes, teorias e leis.
III- é a fazer a interação entre os acontecimentos e a forma de interpretar, explicar esse acontecimento.
IV- é o processo racional usado pelo homem para se relacionar com a natureza e tirar dela o que lhe é útil.
Com base nas assertivas acima, está(ão) correta(s):
III e IV, apenas.
I, II e IV apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Coleta Seletiva
O que é coleta seletiva?
Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes à coleta seletiva fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios.
Por que separar os resíduos sólidos urbanos?
Cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. Na medida em que vários tipos de resíduos sólidos são misturados, sua reciclagem se torna mais cara ou mesmo inviável, pela dificuldade de separá-los de acordo com sua constituição ou composição. O processo industrial de reciclagem de uma lata de alumínio, por exemplo, é diferente da reciclagem de uma caixa de papelão.
Por este motivo, a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabeleceu que a coleta seletiva nos municípios brasileiros deve permitir, no mínimo, a segregação entre resíduos recicláveis secos e rejeitos. Os resíduos recicláveis secos são compostos, principalmente, por metais (como aço e alumínio), papel, papelão, tetrapak, diferentes tipos de plásticos e vidro. Já os rejeitos, que são os resíduos não recicláveis, são compostos principalmente por resíduos de banheiros (fraldas, absorventes, cotonetes...) e outros resíduos de limpeza.
Há, no entanto, uma outra parte importante dos resíduos que são os resíduos orgânicos, que consistem em restos de alimentos e resíduos de jardim (folhas secas, podas...). É importante que os resíduos orgânicos não sejam misturados com outros tipos de resíduos, para que não prejudiquem a reciclagem dos resíduos secos e para que os resíduos orgânicos possam ser reciclados e transformados em adubo de forma segura em processos simples como a compostagem. Por este motivo, alguns estabelecimentos e municípios tem adotado a separação dos resíduos em três frações: recicláveis secos, resíduos orgânicos e rejeitos.
Quando esta coleta mínima existe, os resíduos recicláveis secos coletados são geralmente transportados para centrais ou galpões de triagem de resíduos, onde os resíduos são separados de acordo com sua composição e posteriormente vendidos para a indústria de reciclagem. Os resíduos orgânicos são tratados para geração de adubo orgânico e os rejeitos são enviados para aterros sanitários (Ministério do Meio Ambiente. Coleta Seletiva. Disponível em: http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos/catadores-de-materiais-reciclaveis/reciclagem-e-reaproveitamento.html. Acesso em: 22 mar. 2019).
Considernado que a coleta seletiva é a separação de resíduos, temos que:
( ) A coleta seletiva tem como objetivo encaminhar os materiais selecionados às usinas de reciclagem.
( ) A coleta seletiva consiste na seleção do lixo em sacos separados para cada tipo de material.
( ) Após a coleta seletiva o lixo recolhido é colocado veículos especiais.
( ) Os materiais, após serem coletados são separados e avaliados e em seguida encaminhados para as usinas de reciclagem.
( ) Os materiais dos produtos recicláveis passam por transformações para poderem ser aproveitados na fabricação de novos produtos
Classifique as alternativas acima como verdadeiras ou falsas em seguida assinale a alternativa com a sequência correta.
F, V, F, V e V.
F, V, V, V e V.
V, V, V, V e V.
V, F, V, V e V.
V, V, F, V, e V.
Todos os alimentos que comemos são muito importantes para o nosso organismo, porque eles possuem nutrientes que desempenham uma ou mais funções no organismo. Uma dessas funções é fornecer a energia de que necessitamos para o bom funcionamento do nosso corpo e para realizarmos as atividades do dia a dia, como trabalhar, andar, estudar etc. Os principais nutrientes que encontramos nos alimentos são: Carboidratos, proteínas, gorduras (lipídios), vitaminas e sais minerais.
Sobre os nutrientes relacione a primeira coluna de acordo com a segunda.
Assinale a alternativa com a sequência correta.
4, 5, 2 ,3, 1
2, 4 ,5 ,1, 3
2, 3, 5, 4 ,1
4, 1, 2, 5, 3
3, 2, 1, 4, 5
As principais partes das plantas são: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente.
As folhas são responsáveis pela fotossíntese, respiração e transpiração, funções primordiais de um ser vivo do reino vegetal. Geralmente são constituídas de lâminas e pecíolo (cabinho que a une ao caule), e apresentam-se de várias formas; lineares, oblíquas, lanceoladas, etc. Uma folha pode ainda ser simples (só uma lâmina) ou composta. A distribuição no caule é normalmente, alternada, composta ou verticulada. Em alguns casos suprindo a planta, até que ela consiga produzir seu próprio alimento, ou servindo como proteção (assume a forma de espinhos), a folha para bem cumprir sua função deve estar viçosa, limpa e bem nutrida. (PORTAL DA EDUCAÇÃO. Partes da Planta. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/partes-da-planta/6335. Acesso em: 08 mar. 2019).
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - A folha é talvez o principal órgão da planta. Ela é responsável pela produção de matéria orgânica (principalmente carboidratos) através do processo de fotossíntese.
Porque
II - Nas folhas ocorrem trocas gasosas necessárias para a respiração e para a fotossíntese, que é o processo realizado pelos seres vivos clorofilados, que utilizam dióxido de carbono e água, para obter glicose através da energia da luz.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
As estações do ano são determinadas devido à posição da Terra em relação ao Sol. A Terra, além de girar em torno de si mesma, gira em torno do Sol. Quando a Terra gira em torno do Sol, ela faz inclinações e, com isso, em um período do ano ela recebe luz solar com mais intensidade e em outros com menos intensidade. O movimento que determina as estações do ano compreende de:
1, 2 e 3
3, 1 e 2
3, 2 e 1
2, 1 e 3
2, 3 e 1
A estrutura do corpo humano é formada por células. As células são as menores estruturas do corpo. Além das células, o corpo humano é formado por tecidos, órgãos e sistemas.
Sobre as células é correto afirmar que:
Assinale a alternativa correta.
Elas são consideradas como tecidos estruturais do nosso corpo.
Elas são consideradas sistemas minúsculos do nosso corpo.
Elas são consideradas o primeiro nível de organização do nosso corpo.
Elas são consideradas como órgão reprodutor do nosso corpo.
Elas são consideradas estruturas minúsculas da organização do nosso corpo.
Com uma população mundial de mais de 7 bilhões de pessoas e recursos naturais limitados, nós, como indivíduos e sociedades, precisamos aprender a viver juntos de forma sustentável. Precisamos agir de forma responsável com base no entendimento de que o que fazemos hoje pode ter implicações futuras para a vida das pessoas e para o planeta. [...] Isso requer mudanças profundas no modo que a educação é frequentemente praticada hoje. Esse esforço educacional irá incentivar mudanças de comportamento que virão a gerar um futuro mais sustentável em termos da integridade ambiental, da viabilidade econômica e de uma sociedade justa para as gerações presentes e futuras. Isso representa uma nova visão da educação capaz de ajudar pessoas de todas as idades a entender melhor o mundo em que vivem, tratando da complexidade e do interrelacionamento de problemas tais como pobreza, consumo predatório, degradação ambiental, deterioração urbana, saúde, conflitos e violação dos direitos humanos, que hoje ameaçam nosso futuro (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA, 2017).
Acerca das mudanças na educação, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) destaca que o ensino Ciências é importante porque:
I- a população pode desfrutar dos conhecimentos científicos e tecnológicos, e também, despertar vocações para sua aplicação.
II- é fundamental para a plena realização do ser humano e a sua integração social.
III- a formação científica e tecnológica agravará as desigualdades do país e significará seu atraso no mundo globalizado.
IV- o investimento em uma população cientificamente preparada significa cultivar para receber de volta cidadania e produtividade.
V- a falta de incentivo à formação científica e tecnológica agravará as desigualdades do país e significará seu atraso no mundo globalizado.
Estão corretas as alternativas:
I, III e V, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, IV e V apenas.
II, IV e V apenas.
II, III e IV, apenas.
Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=Albert+Einstein&rlz=1C1GCEU_pt-BRBR822BR822&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi71dPG_sXgAhUuD7kGHd7sBBMQ_AUIDigB&biw=1280&bih=913#imgrc=LX7FhvsIWdBLIM. Acesso em: 18 fev. 2019
Albert Einstein (1879-1955) foi um físico e matemático alemão. Entrou para o rol dos maiores gênios da humanidade ao desenvolver a Teoria da Relatividade. Estabeleceu a relação entre massa e energia e formulou a equação que se tornou a mais famosa do mundo: E = mc². Recebeu o Prêmio Nobel de Física, por suas descobertas sobre a lei dos efeitos fotoelétricos (E BIOGRAFIA, 2018. Disponível em: https://www.ebiografia.com/albert_einstein/).
Albert Einstein era um Cientista?
Para entender o trabalho do cientista, temos que primeiro definir Ciência. Existem várias definições acerca deste conceito, sendo assim, podemos dizer que Ciência é:
I- um conjunto de conhecimentos que descrevem a natureza e seus fenômenos.
II- a atividade humana traduzida em saberes, teorias e leis.
III- é a fazer a interação entre os acontecimentos e a forma de interpretar, explicar esse acontecimento.
IV- é o processo racional usado pelo homem para se relacionar com a natureza e tirar dela o que lhe é útil.
Com base nas assertivas acima, está(ão) correta(s):
III e IV, apenas.
I, II e IV apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Coleta Seletiva
O que é coleta seletiva?
Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes à coleta seletiva fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios.
Por que separar os resíduos sólidos urbanos?
Cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. Na medida em que vários tipos de resíduos sólidos são misturados, sua reciclagem se torna mais cara ou mesmo inviável, pela dificuldade de separá-los de acordo com sua constituição ou composição. O processo industrial de reciclagem de uma lata de alumínio, por exemplo, é diferente da reciclagem de uma caixa de papelão.
Por este motivo, a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabeleceu que a coleta seletiva nos municípios brasileiros deve permitir, no mínimo, a segregação entre resíduos recicláveis secos e rejeitos. Os resíduos recicláveis secos são compostos, principalmente, por metais (como aço e alumínio), papel, papelão, tetrapak, diferentes tipos de plásticos e vidro. Já os rejeitos, que são os resíduos não recicláveis, são compostos principalmente por resíduos de banheiros (fraldas, absorventes, cotonetes...) e outros resíduos de limpeza.
Há, no entanto, uma outra parte importante dos resíduos que são os resíduos orgânicos, que consistem em restos de alimentos e resíduos de jardim (folhas secas, podas...). É importante que os resíduos orgânicos não sejam misturados com outros tipos de resíduos, para que não prejudiquem a reciclagem dos resíduos secos e para que os resíduos orgânicos possam ser reciclados e transformados em adubo de forma segura em processos simples como a compostagem. Por este motivo, alguns estabelecimentos e municípios tem adotado a separação dos resíduos em três frações: recicláveis secos, resíduos orgânicos e rejeitos.
Quando esta coleta mínima existe, os resíduos recicláveis secos coletados são geralmente transportados para centrais ou galpões de triagem de resíduos, onde os resíduos são separados de acordo com sua composição e posteriormente vendidos para a indústria de reciclagem. Os resíduos orgânicos são tratados para geração de adubo orgânico e os rejeitos são enviados para aterros sanitários (Ministério do Meio Ambiente. Coleta Seletiva. Disponível em: http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos/catadores-de-materiais-reciclaveis/reciclagem-e-reaproveitamento.html. Acesso em: 22 mar. 2019).
Considernado que a coleta seletiva é a separação de resíduos, temos que:
( ) A coleta seletiva tem como objetivo encaminhar os materiais selecionados às usinas de reciclagem.
( ) A coleta seletiva consiste na seleção do lixo em sacos separados para cada tipo de material.
( ) Após a coleta seletiva o lixo recolhido é colocado veículos especiais.
( ) Os materiais, após serem coletados são separados e avaliados e em seguida encaminhados para as usinas de reciclagem.
( ) Os materiais dos produtos recicláveis passam por transformações para poderem ser aproveitados na fabricação de novos produtos
Classifique as alternativas acima como verdadeiras ou falsas em seguida assinale a alternativa com a sequência correta.
F, V, F, V e V.
F, V, V, V e V.
V, V, V, V e V.
V, F, V, V e V.
V, V, F, V, e V.
Todos os alimentos que comemos são muito importantes para o nosso organismo, porque eles possuem nutrientes que desempenham uma ou mais funções no organismo. Uma dessas funções é fornecer a energia de que necessitamos para o bom funcionamento do nosso corpo e para realizarmos as atividades do dia a dia, como trabalhar, andar, estudar etc. Os principais nutrientes que encontramos nos alimentos são: Carboidratos, proteínas, gorduras (lipídios), vitaminas e sais minerais.
Sobre os nutrientes relacione a primeira coluna de acordo com a segunda.
Assinale a alternativa com a sequência correta.
4, 5, 2 ,3, 1
2, 4 ,5 ,1, 3
2, 3, 5, 4 ,1
4, 1, 2, 5, 3
3, 2, 1, 4, 5
As principais partes das plantas são: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente.
As folhas são responsáveis pela fotossíntese, respiração e transpiração, funções primordiais de um ser vivo do reino vegetal. Geralmente são constituídas de lâminas e pecíolo (cabinho que a une ao caule), e apresentam-se de várias formas; lineares, oblíquas, lanceoladas, etc. Uma folha pode ainda ser simples (só uma lâmina) ou composta. A distribuição no caule é normalmente, alternada, composta ou verticulada. Em alguns casos suprindo a planta, até que ela consiga produzir seu próprio alimento, ou servindo como proteção (assume a forma de espinhos), a folha para bem cumprir sua função deve estar viçosa, limpa e bem nutrida. (PORTAL DA EDUCAÇÃO. Partes da Planta. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/partes-da-planta/6335. Acesso em: 08 mar. 2019).
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - A folha é talvez o principal órgão da planta. Ela é responsável pela produção de matéria orgânica (principalmente carboidratos) através do processo de fotossíntese.
Porque
II - Nas folhas ocorrem trocas gasosas necessárias para a respiração e para a fotossíntese, que é o processo realizado pelos seres vivos clorofilados, que utilizam dióxido de carbono e água, para obter glicose através da energia da luz.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
As estações do ano são determinadas devido à posição da Terra em relação ao Sol. A Terra, além de girar em torno de si mesma, gira em torno do Sol. Quando a Terra gira em torno do Sol, ela faz inclinações e, com isso, em um período do ano ela recebe luz solar com mais intensidade e em outros com menos intensidade. O movimento que determina as estações do ano compreende de:
Elas são consideradas como tecidos estruturais do nosso corpo.
Elas são consideradas sistemas minúsculos do nosso corpo.
Elas são consideradas o primeiro nível de organização do nosso corpo.
Elas são consideradas como órgão reprodutor do nosso corpo.
Elas são consideradas estruturas minúsculas da organização do nosso corpo.
Com uma população mundial de mais de 7 bilhões de pessoas e recursos naturais limitados, nós, como indivíduos e sociedades, precisamos aprender a viver juntos de forma sustentável. Precisamos agir de forma responsável com base no entendimento de que o que fazemos hoje pode ter implicações futuras para a vida das pessoas e para o planeta. [...] Isso requer mudanças profundas no modo que a educação é frequentemente praticada hoje. Esse esforço educacional irá incentivar mudanças de comportamento que virão a gerar um futuro mais sustentável em termos da integridade ambiental, da viabilidade econômica e de uma sociedade justa para as gerações presentes e futuras. Isso representa uma nova visão da educação capaz de ajudar pessoas de todas as idades a entender melhor o mundo em que vivem, tratando da complexidade e do interrelacionamento de problemas tais como pobreza, consumo predatório, degradação ambiental, deterioração urbana, saúde, conflitos e violação dos direitos humanos, que hoje ameaçam nosso futuro (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA, 2017).
Acerca das mudanças na educação, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) destaca que o ensino Ciências é importante porque:
I- a população pode desfrutar dos conhecimentos científicos e tecnológicos, e também, despertar vocações para sua aplicação.
II- é fundamental para a plena realização do ser humano e a sua integração social.
III- a formação científica e tecnológica agravará as desigualdades do país e significará seu atraso no mundo globalizado.
IV- o investimento em uma população cientificamente preparada significa cultivar para receber de volta cidadania e produtividade.
V- a falta de incentivo à formação científica e tecnológica agravará as desigualdades do país e significará seu atraso no mundo globalizado.
Estão corretas as alternativas:
I, III e V, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, IV e V apenas.
II, IV e V apenas.
II, III e IV, apenas.
Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=Albert+Einstein&rlz=1C1GCEU_pt-BRBR822BR822&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi71dPG_sXgAhUuD7kGHd7sBBMQ_AUIDigB&biw=1280&bih=913#imgrc=LX7FhvsIWdBLIM. Acesso em: 18 fev. 2019
Albert Einstein (1879-1955) foi um físico e matemático alemão. Entrou para o rol dos maiores gênios da humanidade ao desenvolver a Teoria da Relatividade. Estabeleceu a relação entre massa e energia e formulou a equação que se tornou a mais famosa do mundo: E = mc². Recebeu o Prêmio Nobel de Física, por suas descobertas sobre a lei dos efeitos fotoelétricos (E BIOGRAFIA, 2018. Disponível em: https://www.ebiografia.com/albert_einstein/).
Albert Einstein era um Cientista?
Para entender o trabalho do cientista, temos que primeiro definir Ciência. Existem várias definições acerca deste conceito, sendo assim, podemos dizer que Ciência é:
I- um conjunto de conhecimentos que descrevem a natureza e seus fenômenos.
II- a atividade humana traduzida em saberes, teorias e leis.
III- é a fazer a interação entre os acontecimentos e a forma de interpretar, explicar esse acontecimento.
IV- é o processo racional usado pelo homem para se relacionar com a natureza e tirar dela o que lhe é útil.
Com base nas assertivas acima, está(ão) correta(s):
III e IV, apenas.
I, II e IV apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Coleta Seletiva
O que é coleta seletiva?
Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes à coleta seletiva fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios.
Por que separar os resíduos sólidos urbanos?
Cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. Na medida em que vários tipos de resíduos sólidos são misturados, sua reciclagem se torna mais cara ou mesmo inviável, pela dificuldade de separá-los de acordo com sua constituição ou composição. O processo industrial de reciclagem de uma lata de alumínio, por exemplo, é diferente da reciclagem de uma caixa de papelão.
Por este motivo, a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabeleceu que a coleta seletiva nos municípios brasileiros deve permitir, no mínimo, a segregação entre resíduos recicláveis secos e rejeitos. Os resíduos recicláveis secos são compostos, principalmente, por metais (como aço e alumínio), papel, papelão, tetrapak, diferentes tipos de plásticos e vidro. Já os rejeitos, que são os resíduos não recicláveis, são compostos principalmente por resíduos de banheiros (fraldas, absorventes, cotonetes...) e outros resíduos de limpeza.
Há, no entanto, uma outra parte importante dos resíduos que são os resíduos orgânicos, que consistem em restos de alimentos e resíduos de jardim (folhas secas, podas...). É importante que os resíduos orgânicos não sejam misturados com outros tipos de resíduos, para que não prejudiquem a reciclagem dos resíduos secos e para que os resíduos orgânicos possam ser reciclados e transformados em adubo de forma segura em processos simples como a compostagem. Por este motivo, alguns estabelecimentos e municípios tem adotado a separação dos resíduos em três frações: recicláveis secos, resíduos orgânicos e rejeitos.
Quando esta coleta mínima existe, os resíduos recicláveis secos coletados são geralmente transportados para centrais ou galpões de triagem de resíduos, onde os resíduos são separados de acordo com sua composição e posteriormente vendidos para a indústria de reciclagem. Os resíduos orgânicos são tratados para geração de adubo orgânico e os rejeitos são enviados para aterros sanitários (Ministério do Meio Ambiente. Coleta Seletiva. Disponível em: http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos/catadores-de-materiais-reciclaveis/reciclagem-e-reaproveitamento.html. Acesso em: 22 mar. 2019).
Considernado que a coleta seletiva é a separação de resíduos, temos que:
( ) A coleta seletiva tem como objetivo encaminhar os materiais selecionados às usinas de reciclagem.
( ) A coleta seletiva consiste na seleção do lixo em sacos separados para cada tipo de material.
( ) Após a coleta seletiva o lixo recolhido é colocado veículos especiais.
( ) Os materiais, após serem coletados são separados e avaliados e em seguida encaminhados para as usinas de reciclagem.
( ) Os materiais dos produtos recicláveis passam por transformações para poderem ser aproveitados na fabricação de novos produtos
Classifique as alternativas acima como verdadeiras ou falsas em seguida assinale a alternativa com a sequência correta.
F, V, F, V e V.
F, V, V, V e V.
V, V, V, V e V.
V, F, V, V e V.
V, V, F, V, e V.
Todos os alimentos que comemos são muito importantes para o nosso organismo, porque eles possuem nutrientes que desempenham uma ou mais funções no organismo. Uma dessas funções é fornecer a energia de que necessitamos para o bom funcionamento do nosso corpo e para realizarmos as atividades do dia a dia, como trabalhar, andar, estudar etc. Os principais nutrientes que encontramos nos alimentos são: Carboidratos, proteínas, gorduras (lipídios), vitaminas e sais minerais.
Sobre os nutrientes relacione a primeira coluna de acordo com a segunda.
Assinale a alternativa com a sequência correta.
4, 5, 2 ,3, 1
2, 4 ,5 ,1, 3
2, 3, 5, 4 ,1
4, 1, 2, 5, 3
3, 2, 1, 4, 5
As principais partes das plantas são: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente.
As folhas são responsáveis pela fotossíntese, respiração e transpiração, funções primordiais de um ser vivo do reino vegetal. Geralmente são constituídas de lâminas e pecíolo (cabinho que a une ao caule), e apresentam-se de várias formas; lineares, oblíquas, lanceoladas, etc. Uma folha pode ainda ser simples (só uma lâmina) ou composta. A distribuição no caule é normalmente, alternada, composta ou verticulada. Em alguns casos suprindo a planta, até que ela consiga produzir seu próprio alimento, ou servindo como proteção (assume a forma de espinhos), a folha para bem cumprir sua função deve estar viçosa, limpa e bem nutrida. (PORTAL DA EDUCAÇÃO. Partes da Planta. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/partes-da-planta/6335. Acesso em: 08 mar. 2019).
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - A folha é talvez o principal órgão da planta. Ela é responsável pela produção de matéria orgânica (principalmente carboidratos) através do processo de fotossíntese.
Porque
II - Nas folhas ocorrem trocas gasosas necessárias para a respiração e para a fotossíntese, que é o processo realizado pelos seres vivos clorofilados, que utilizam dióxido de carbono e água, para obter glicose através da energia da luz.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
As estações do ano são determinadas devido à posição da Terra em relação ao Sol. A Terra, além de girar em torno de si mesma, gira em torno do Sol. Quando a Terra gira em torno do Sol, ela faz inclinações e, com isso, em um período do ano ela recebe luz solar com mais intensidade e em outros com menos intensidade. O movimento que determina as estações do ano compreende de:
I, III e V, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, IV e V apenas.
II, IV e V apenas.
II, III e IV, apenas.
Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=Albert+Einstein&rlz=1C1GCEU_pt-BRBR822BR822&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi71dPG_sXgAhUuD7kGHd7sBBMQ_AUIDigB&biw=1280&bih=913#imgrc=LX7FhvsIWdBLIM. Acesso em: 18 fev. 2019
Albert Einstein (1879-1955) foi um físico e matemático alemão. Entrou para o rol dos maiores gênios da humanidade ao desenvolver a Teoria da Relatividade. Estabeleceu a relação entre massa e energia e formulou a equação que se tornou a mais famosa do mundo: E = mc². Recebeu o Prêmio Nobel de Física, por suas descobertas sobre a lei dos efeitos fotoelétricos (E BIOGRAFIA, 2018. Disponível em: https://www.ebiografia.com/albert_einstein/).
Albert Einstein era um Cientista?
Para entender o trabalho do cientista, temos que primeiro definir Ciência. Existem várias definições acerca deste conceito, sendo assim, podemos dizer que Ciência é:
I- um conjunto de conhecimentos que descrevem a natureza e seus fenômenos.
II- a atividade humana traduzida em saberes, teorias e leis.
III- é a fazer a interação entre os acontecimentos e a forma de interpretar, explicar esse acontecimento.
IV- é o processo racional usado pelo homem para se relacionar com a natureza e tirar dela o que lhe é útil.
Com base nas assertivas acima, está(ão) correta(s):
III e IV, apenas.
I, II e IV apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Coleta Seletiva
O que é coleta seletiva?
Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes à coleta seletiva fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios.
Por que separar os resíduos sólidos urbanos?
Cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. Na medida em que vários tipos de resíduos sólidos são misturados, sua reciclagem se torna mais cara ou mesmo inviável, pela dificuldade de separá-los de acordo com sua constituição ou composição. O processo industrial de reciclagem de uma lata de alumínio, por exemplo, é diferente da reciclagem de uma caixa de papelão.
Por este motivo, a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabeleceu que a coleta seletiva nos municípios brasileiros deve permitir, no mínimo, a segregação entre resíduos recicláveis secos e rejeitos. Os resíduos recicláveis secos são compostos, principalmente, por metais (como aço e alumínio), papel, papelão, tetrapak, diferentes tipos de plásticos e vidro. Já os rejeitos, que são os resíduos não recicláveis, são compostos principalmente por resíduos de banheiros (fraldas, absorventes, cotonetes...) e outros resíduos de limpeza.
Há, no entanto, uma outra parte importante dos resíduos que são os resíduos orgânicos, que consistem em restos de alimentos e resíduos de jardim (folhas secas, podas...). É importante que os resíduos orgânicos não sejam misturados com outros tipos de resíduos, para que não prejudiquem a reciclagem dos resíduos secos e para que os resíduos orgânicos possam ser reciclados e transformados em adubo de forma segura em processos simples como a compostagem. Por este motivo, alguns estabelecimentos e municípios tem adotado a separação dos resíduos em três frações: recicláveis secos, resíduos orgânicos e rejeitos.
Quando esta coleta mínima existe, os resíduos recicláveis secos coletados são geralmente transportados para centrais ou galpões de triagem de resíduos, onde os resíduos são separados de acordo com sua composição e posteriormente vendidos para a indústria de reciclagem. Os resíduos orgânicos são tratados para geração de adubo orgânico e os rejeitos são enviados para aterros sanitários (Ministério do Meio Ambiente. Coleta Seletiva. Disponível em: http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos/catadores-de-materiais-reciclaveis/reciclagem-e-reaproveitamento.html. Acesso em: 22 mar. 2019).
Considernado que a coleta seletiva é a separação de resíduos, temos que:
( ) A coleta seletiva tem como objetivo encaminhar os materiais selecionados às usinas de reciclagem.
( ) A coleta seletiva consiste na seleção do lixo em sacos separados para cada tipo de material.
( ) Após a coleta seletiva o lixo recolhido é colocado veículos especiais.
( ) Os materiais, após serem coletados são separados e avaliados e em seguida encaminhados para as usinas de reciclagem.
( ) Os materiais dos produtos recicláveis passam por transformações para poderem ser aproveitados na fabricação de novos produtos
Classifique as alternativas acima como verdadeiras ou falsas em seguida assinale a alternativa com a sequência correta.
F, V, F, V e V.
F, V, V, V e V.
V, V, V, V e V.
V, F, V, V e V.
V, V, F, V, e V.
Todos os alimentos que comemos são muito importantes para o nosso organismo, porque eles possuem nutrientes que desempenham uma ou mais funções no organismo. Uma dessas funções é fornecer a energia de que necessitamos para o bom funcionamento do nosso corpo e para realizarmos as atividades do dia a dia, como trabalhar, andar, estudar etc. Os principais nutrientes que encontramos nos alimentos são: Carboidratos, proteínas, gorduras (lipídios), vitaminas e sais minerais.
Sobre os nutrientes relacione a primeira coluna de acordo com a segunda.
Assinale a alternativa com a sequência correta.
4, 5, 2 ,3, 1
2, 4 ,5 ,1, 3
2, 3, 5, 4 ,1
4, 1, 2, 5, 3
3, 2, 1, 4, 5
As principais partes das plantas são: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente.
As folhas são responsáveis pela fotossíntese, respiração e transpiração, funções primordiais de um ser vivo do reino vegetal. Geralmente são constituídas de lâminas e pecíolo (cabinho que a une ao caule), e apresentam-se de várias formas; lineares, oblíquas, lanceoladas, etc. Uma folha pode ainda ser simples (só uma lâmina) ou composta. A distribuição no caule é normalmente, alternada, composta ou verticulada. Em alguns casos suprindo a planta, até que ela consiga produzir seu próprio alimento, ou servindo como proteção (assume a forma de espinhos), a folha para bem cumprir sua função deve estar viçosa, limpa e bem nutrida. (PORTAL DA EDUCAÇÃO. Partes da Planta. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/partes-da-planta/6335. Acesso em: 08 mar. 2019).
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - A folha é talvez o principal órgão da planta. Ela é responsável pela produção de matéria orgânica (principalmente carboidratos) através do processo de fotossíntese.
Porque
II - Nas folhas ocorrem trocas gasosas necessárias para a respiração e para a fotossíntese, que é o processo realizado pelos seres vivos clorofilados, que utilizam dióxido de carbono e água, para obter glicose através da energia da luz.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
As estações do ano são determinadas devido à posição da Terra em relação ao Sol. A Terra, além de girar em torno de si mesma, gira em torno do Sol. Quando a Terra gira em torno do Sol, ela faz inclinações e, com isso, em um período do ano ela recebe luz solar com mais intensidade e em outros com menos intensidade. O movimento que determina as estações do ano compreende de:
III e IV, apenas.
I, II e IV apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Coleta Seletiva
O que é coleta seletiva?
Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes à coleta seletiva fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios.
Por que separar os resíduos sólidos urbanos?
Cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. Na medida em que vários tipos de resíduos sólidos são misturados, sua reciclagem se torna mais cara ou mesmo inviável, pela dificuldade de separá-los de acordo com sua constituição ou composição. O processo industrial de reciclagem de uma lata de alumínio, por exemplo, é diferente da reciclagem de uma caixa de papelão.
Por este motivo, a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabeleceu que a coleta seletiva nos municípios brasileiros deve permitir, no mínimo, a segregação entre resíduos recicláveis secos e rejeitos. Os resíduos recicláveis secos são compostos, principalmente, por metais (como aço e alumínio), papel, papelão, tetrapak, diferentes tipos de plásticos e vidro. Já os rejeitos, que são os resíduos não recicláveis, são compostos principalmente por resíduos de banheiros (fraldas, absorventes, cotonetes...) e outros resíduos de limpeza.
Há, no entanto, uma outra parte importante dos resíduos que são os resíduos orgânicos, que consistem em restos de alimentos e resíduos de jardim (folhas secas, podas...). É importante que os resíduos orgânicos não sejam misturados com outros tipos de resíduos, para que não prejudiquem a reciclagem dos resíduos secos e para que os resíduos orgânicos possam ser reciclados e transformados em adubo de forma segura em processos simples como a compostagem. Por este motivo, alguns estabelecimentos e municípios tem adotado a separação dos resíduos em três frações: recicláveis secos, resíduos orgânicos e rejeitos.
Quando esta coleta mínima existe, os resíduos recicláveis secos coletados são geralmente transportados para centrais ou galpões de triagem de resíduos, onde os resíduos são separados de acordo com sua composição e posteriormente vendidos para a indústria de reciclagem. Os resíduos orgânicos são tratados para geração de adubo orgânico e os rejeitos são enviados para aterros sanitários (Ministério do Meio Ambiente. Coleta Seletiva. Disponível em: http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos/catadores-de-materiais-reciclaveis/reciclagem-e-reaproveitamento.html. Acesso em: 22 mar. 2019).
Considernado que a coleta seletiva é a separação de resíduos, temos que:
( ) A coleta seletiva tem como objetivo encaminhar os materiais selecionados às usinas de reciclagem.
( ) A coleta seletiva consiste na seleção do lixo em sacos separados para cada tipo de material.
( ) Após a coleta seletiva o lixo recolhido é colocado veículos especiais.
( ) Os materiais, após serem coletados são separados e avaliados e em seguida encaminhados para as usinas de reciclagem.
( ) Os materiais dos produtos recicláveis passam por transformações para poderem ser aproveitados na fabricação de novos produtos
Classifique as alternativas acima como verdadeiras ou falsas em seguida assinale a alternativa com a sequência correta.
F, V, F, V e V.
F, V, V, V e V.
V, V, V, V e V.
V, F, V, V e V.
V, V, F, V, e V.
Todos os alimentos que comemos são muito importantes para o nosso organismo, porque eles possuem nutrientes que desempenham uma ou mais funções no organismo. Uma dessas funções é fornecer a energia de que necessitamos para o bom funcionamento do nosso corpo e para realizarmos as atividades do dia a dia, como trabalhar, andar, estudar etc. Os principais nutrientes que encontramos nos alimentos são: Carboidratos, proteínas, gorduras (lipídios), vitaminas e sais minerais.
Sobre os nutrientes relacione a primeira coluna de acordo com a segunda.
Assinale a alternativa com a sequência correta.
4, 5, 2 ,3, 1
2, 4 ,5 ,1, 3
2, 3, 5, 4 ,1
4, 1, 2, 5, 3
3, 2, 1, 4, 5
As principais partes das plantas são: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente.
As folhas são responsáveis pela fotossíntese, respiração e transpiração, funções primordiais de um ser vivo do reino vegetal. Geralmente são constituídas de lâminas e pecíolo (cabinho que a une ao caule), e apresentam-se de várias formas; lineares, oblíquas, lanceoladas, etc. Uma folha pode ainda ser simples (só uma lâmina) ou composta. A distribuição no caule é normalmente, alternada, composta ou verticulada. Em alguns casos suprindo a planta, até que ela consiga produzir seu próprio alimento, ou servindo como proteção (assume a forma de espinhos), a folha para bem cumprir sua função deve estar viçosa, limpa e bem nutrida. (PORTAL DA EDUCAÇÃO. Partes da Planta. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/partes-da-planta/6335. Acesso em: 08 mar. 2019).
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - A folha é talvez o principal órgão da planta. Ela é responsável pela produção de matéria orgânica (principalmente carboidratos) através do processo de fotossíntese.
Porque
II - Nas folhas ocorrem trocas gasosas necessárias para a respiração e para a fotossíntese, que é o processo realizado pelos seres vivos clorofilados, que utilizam dióxido de carbono e água, para obter glicose através da energia da luz.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
As estações do ano são determinadas devido à posição da Terra em relação ao Sol. A Terra, além de girar em torno de si mesma, gira em torno do Sol. Quando a Terra gira em torno do Sol, ela faz inclinações e, com isso, em um período do ano ela recebe luz solar com mais intensidade e em outros com menos intensidade. O movimento que determina as estações do ano compreende de:
F, V, F, V e V.
F, V, V, V e V.
V, V, V, V e V.
V, F, V, V e V.
V, V, F, V, e V.
Todos os alimentos que comemos são muito importantes para o nosso organismo, porque eles possuem nutrientes que desempenham uma ou mais funções no organismo. Uma dessas funções é fornecer a energia de que necessitamos para o bom funcionamento do nosso corpo e para realizarmos as atividades do dia a dia, como trabalhar, andar, estudar etc. Os principais nutrientes que encontramos nos alimentos são: Carboidratos, proteínas, gorduras (lipídios), vitaminas e sais minerais.
Sobre os nutrientes relacione a primeira coluna de acordo com a segunda.
Assinale a alternativa com a sequência correta.
4, 5, 2 ,3, 1
2, 4 ,5 ,1, 3
2, 3, 5, 4 ,1
4, 1, 2, 5, 3
3, 2, 1, 4, 5
As principais partes das plantas são: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente.
As folhas são responsáveis pela fotossíntese, respiração e transpiração, funções primordiais de um ser vivo do reino vegetal. Geralmente são constituídas de lâminas e pecíolo (cabinho que a une ao caule), e apresentam-se de várias formas; lineares, oblíquas, lanceoladas, etc. Uma folha pode ainda ser simples (só uma lâmina) ou composta. A distribuição no caule é normalmente, alternada, composta ou verticulada. Em alguns casos suprindo a planta, até que ela consiga produzir seu próprio alimento, ou servindo como proteção (assume a forma de espinhos), a folha para bem cumprir sua função deve estar viçosa, limpa e bem nutrida. (PORTAL DA EDUCAÇÃO. Partes da Planta. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/partes-da-planta/6335. Acesso em: 08 mar. 2019).
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - A folha é talvez o principal órgão da planta. Ela é responsável pela produção de matéria orgânica (principalmente carboidratos) através do processo de fotossíntese.
Porque
II - Nas folhas ocorrem trocas gasosas necessárias para a respiração e para a fotossíntese, que é o processo realizado pelos seres vivos clorofilados, que utilizam dióxido de carbono e água, para obter glicose através da energia da luz.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
As estações do ano são determinadas devido à posição da Terra em relação ao Sol. A Terra, além de girar em torno de si mesma, gira em torno do Sol. Quando a Terra gira em torno do Sol, ela faz inclinações e, com isso, em um período do ano ela recebe luz solar com mais intensidade e em outros com menos intensidade. O movimento que determina as estações do ano compreende de:
4, 5, 2 ,3, 1
2, 4 ,5 ,1, 3
2, 3, 5, 4 ,1
4, 1, 2, 5, 3
3, 2, 1, 4, 5
As principais partes das plantas são: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente.
As folhas são responsáveis pela fotossíntese, respiração e transpiração, funções primordiais de um ser vivo do reino vegetal. Geralmente são constituídas de lâminas e pecíolo (cabinho que a une ao caule), e apresentam-se de várias formas; lineares, oblíquas, lanceoladas, etc. Uma folha pode ainda ser simples (só uma lâmina) ou composta. A distribuição no caule é normalmente, alternada, composta ou verticulada. Em alguns casos suprindo a planta, até que ela consiga produzir seu próprio alimento, ou servindo como proteção (assume a forma de espinhos), a folha para bem cumprir sua função deve estar viçosa, limpa e bem nutrida. (PORTAL DA EDUCAÇÃO. Partes da Planta. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/partes-da-planta/6335. Acesso em: 08 mar. 2019).
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - A folha é talvez o principal órgão da planta. Ela é responsável pela produção de matéria orgânica (principalmente carboidratos) através do processo de fotossíntese.
Porque
II - Nas folhas ocorrem trocas gasosas necessárias para a respiração e para a fotossíntese, que é o processo realizado pelos seres vivos clorofilados, que utilizam dióxido de carbono e água, para obter glicose através da energia da luz.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
As estações do ano são determinadas devido à posição da Terra em relação ao Sol. A Terra, além de girar em torno de si mesma, gira em torno do Sol. Quando a Terra gira em torno do Sol, ela faz inclinações e, com isso, em um período do ano ela recebe luz solar com mais intensidade e em outros com menos intensidade. O movimento que determina as estações do ano compreende de:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I